
ANDROCUR 100MG C/20 COMP.
Referência: 7616
Indicações para o Androcur
Indicações para o homem:
Diminuição do impulso sexual patológico ou patologicamente aumentado.
1 comprimido de ANDROCUR 2 vezes ao dia, após as refeições, com um pouco de líquido.
Pode ser necessário aumentar a dose para 2 comprimidos 2 vezes ao dia e, mesmo transitoriamente, para 2 comprimidos 3 vezes ao dia.
Obtido o resultado terapêutico desejado, deve-se tentar mantê-lo com a menor dose possível: 1/2 comprimido 2 vezes ao dia, geralmente é suficiente.
Carcinoma de próstata inoperável: Após orquiectomia, 2 comprimidos de ANDROCUR 1 ou 2 vezes ao dia; sem orquiectomia, 2 comprimidos de ANDROCUR 2 ou 3 vezes ao dia.
Não modificar a dose ou suspender o tratamento imediatamente após remissão ou melhora.
Redução de androgênios em tratamento com agonista de LH-RH: 2 comprimidos 2 vezes ao dia, isoladamente por 5 a 7 dias e, posteriormente, por 3-4 semanas juntamente com o agonista de LH-RH.
Para eliminar o efeito de androgênios adrenocorticais no tratamento com agonista de LH-RH: 2 comprimidos 1 ou 2 vezes ao dia.
Indicações para a mulher:
Manifestações graves de androgenização, como hirsutismo intenso, alopecia androgênica grave, formas graves de acne e seborreia.
Em pacientes em idade reprodutiva: Antes de iniciar o tratamento, deve-se efetuar exame geral completo e minuciosa exploração ginecológica bem como excluir a existência de gravidez.
Em pacientes na maturidade sexual, inicia-se o tratamento com ANDROCUR no 1º dia do ciclo menstrual.
Pacientas amenorreicas ou que tenham menstruações muito irregulares iniciarão o tratamento imediatamente.
Nestes casos, observar-se-á o esquema geral de tratamento mencionado a seguir, como se o 1º dia de tratamento tivesse coincidido com o 1º dia do ciclo.
Do 1º ao 10º dia do ciclo devem ser ingeridos diariamente 2 comprimidos de ANDROCUR, após as refeições, com um pouco de líquido.
Adicionalmente, para estabilizar o ciclo e para proporcionar a proteção contraceptiva necessária, administrar um preparado contendo associação progestogênio-estrogênio, como Diane 35, 1 drágea por dia a partir do 10 dia da menstruação, durante 3 semanas.
A seguir, intercalam-se 7 dias de pausa, durante os quais ocorrerá sangramento semelhante ao menstrual. Após a pausa, inicia-se novo ciclo de tratamento combinado.
Se não ocorrer menstruação, deve-se excluir a gravidez antes de continuar o tratamento. Obtida a melhora clínica, pode-se reduzir a dose de ANDROCUR para 1 ou ½ comprimido por dia, durante os 10 dias do tratamento combinado.
Em alguns casos, o uso isolado de Diane 35 pode ser suficiente. Em pacientes histerectomizadas ou em pacientes após a menopausa, pode-se administrar exclusivamente ANDROCUR.
Dependendo da gravidade dos distúrbios, utiliza-se 1/2 ou 1 comprimido por dia durante 21 dias consecutivos, intercalando um intervalo de 7 dias antes de iniciar o novo ciclo de tratamento.
Efeitos Colaterais de Androcur
No homem: ANDROCUR diminui paulatinamente a capacidade de procriação. Terminado o tratamento, a função gonadal reinstala-se no decorrer de alguns meses.
Igualmente, no homem, pode às vezes ocorrer ginecomastia, eventualmente associada à hipersensibilidade do mamilo ao tato. Estes sintomas geralmente desaparecem após a interrupção do tratamento.
Na mulher: Em vigência do tratamento combinado, a ovulação é inibida, o que ocasiona infertilidade. Pode ocorrer tensão mamária.
Em ambos os sexos: Durante o tratamento pode apresentar-se sonolência e adinamia. Em alguns casos podem ocorrer, transitoriamente, inquietações e estados depressivos. Às vezes são observadas modificações no peso. Em tratamento com altas doses pode ocorrer redução da função adrenocortical.
Contraindicações de Androcur
- Gravidez, lactação,
- hepatopatias,
- icterícia ou prurido grave durante gravidez anterior,
- antecedente de herpes gestacional,
- síndrome de Dubin-Johnson e de Rotor,
- tumores hepáticos atuais ou antecedentes dos mesmos (na indicação em carcinoma de próstata somente quando este não seja devido a metástases),
- doenças debilitantes (exceto carcinoma de próstata), depressões crônicas graves,
- processos tromboembólicos ou antecedentes dos mesmos,
- diabetes grave com alterações vasculares, anemia falciforme.
- Em portadores de carcinoma de próstata com antecedentes de processos tromboembólicos,
- diabetes grave com alterações vasculares e(ou) anemia falciforme, deve-se decidir, individual e cuidadosamente, sobre benefícios e riscos.
Observações de Androcur
Pacientes cuja atividade exige agilidade mental e boa concentração motora (ex. motoristas) deve ser alertados de que ANDROCUR pode produzir cansaço, adinamia e diminuição da capacidade de concentração.
Durante o tratamento deve-se efetuar provas de função hepática e de córtex suprarrenal e hemogramas (série vermelha).
Cuidadosa vigilância clínica e laboratorial se faz necessária nos casos de pacientes diabéticos.
Além do mais, pode ser necessário reajustar a medicação antidiabética. Durante o tratamento com esteroides sexuais, tais como o contido em ANDROCUR, têm-se observado, algumas vezes, alterações hepáticas benignas e, muito mais raramente, também malignas, que em casos isolados podem provocar hemorragias intra-abdominais perigosas.
Por isso, deve-se informar ao médico sobre quaisquer queixas não-habituais no abdome superior, que não cedam espontaneamente em curto espaço de tempo, pois pode ser necessária a interrupção da administração.
O álcool desinibe as pessoas, por isso, é possível que a ingestão de bebidas alcoólicas possa diminuir ou contrabalançar o efeito inibidor de ANDROCUR sobre o impulso sexual exagerado.
ANDROCUR não deve ser administrado para pacientes que ainda não ultrapassaram a puberdade, visto que não se pode excluir influência negativa sobre o crescimento longitudinal e sobre a função das gônadas ainda não desenvolvidas.
Pacientes do sexo feminino que usarem adicionalmente Diane 35 devem levar em consideração efeitos secundários, contraindicações, observações e precauções próprias deste produto.